Valter Fernandes, conhecido na capoeira como Mestre Curumim – tem mais de 25 anos de experiência no ensino e propagação da arte da Capoeira. Mestre de Capoeira, formado pelo Grupo Capoeira Brasil – Mestre Boneco – em Julho/2004; idealizador e diretor técnico da ESCOLA CAPOEIRA CIDADÃ e da ASSOCIAÇÃO CIVIL CAPOEIRA CIDADÃ – Instituição sem fins lucrativos fundada em Março de 2005, que já atendeu mais de 2 mil crianças de escolas públicas da Cidade de Deus e adjacências.

Professor de Educação Física formado pela Universidade Estácio de Sá, em 2012; Mestre em Educação Física (EEFD/UFRJ) – Fevereiro/2017 e membro do Laboratório de Neurociência do Exercício (IPUB/UFRJ). Com a pesquisa intitulada “Impacto de aulas de capoeira nas funções executivas de crianças de 06 a 12 anos” – ele investigou os efeitos do exercício físico, em especial a Capoeira, no desempenho e desenvolvimento cognitivo de crianças. O estudo mostrou que as crianças que participaram da pesquisa tiveram melhores resultados do que as crianças que não participaram, especialmente em testes de atenção, memória de trabalho e coordenação motora.

Membro do Grupo de Trabalho da Salvaguarda da Capoeira (IPHAN/RJ) e produtor cultural com diversos projetos implementados e premiados. Trabalha com educação e divulgação da cultura brasileira em escolas, creches, clubes e centros culturais.
 

ARTIGO CIENTÍFICOS:

Fernandes VR, Ribeiro MLS, Melo T, de Tarso Maciel-Pinheiro P, Guimarães TT, Araújo NB, et al. Motor Coordination Correlates with Academic Achievement and Cognitive Function in Children.

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Ribeiro S, Mota NB, Fernandes V da R, Deslandes AC, Brockington G, Copelli M. Physiology and assessment as low-hanging fruit for education overhaul.

Ribeiro_2017_Physiology and assessment as low-hanging fruit for education-01

ARTIGOS JORNALÍSTICOS:

Ribeiro S, Deslandes AC, Fernandes VR. Aprender mais. Revista Mente e Cérebro.

Revista Mente e Cérebro Mar2015-1

 

Deslandes AC, Fernandes VR, Ribeiro S. Mexer o corpo, trabalhar o cérebro. Revista Neuroeducação.

 Revista NeuroEducação-2